Em razão de grave calamidade pública causada por fortes enchentes no territór...

Em razão de grave calamidade pública causada por fortes enchentes no território do Município Alfa no final de 2024, a União transferiu a tal Município, devi...


publicidade
Em razão de grave calamidade pública causada por fortes enchentes no território do Município Alfa no final de 2024, a União transferiu a tal Município, devidamente autorizada por lei específica, vultosos recursos para combater os efeitos da calamidade natural.

De modo a também aliviar a pressão tributária sobre os cidadãos dessa municipalidade, lei ordinária federal, publicada em 29/12/2024, previu também a isenção de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) nesse Município, durante todo o ano de 2025.

Sabendo-se que o fato gerador do IPTU, nesse Município, ocorre em 1º de janeiro de cada ano, assinale a afirmativa correta.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    15/09/2026 • 11:02
    Vamos falar sobre a autonomia tributária municipal e as limitações constitucionais para concessão de benefícios fiscais, especificamente a isenção de IPTU.

    O IPTU é um tributo de competência dos municípios. A Constituição Federal garante aos municípios a autonomia para instituir, arrecadar e fiscalizar seus tributos, o que inclui o IPTU. Uma lei ordinária federal que conceda isenção de IPTU em determinado município ultrapassa essa autonomia, pois interfere na base tributária do município, enquanto essa atribuição é exclusiva da municipalidade.

    Também vale lembrar que a lei que institui ou amplia tributos ou concede isenções deve respeitar o princípio da anterioridade nonagesimal, que determina que a lei só entra em vigor 90 dias após sua publicação no que se refere a tributos, o que pode inibir a cobrança do imposto logo no começo do exercício seguinte, no caso do IPTU com fato gerador em 1º de janeiro.

    Analisando as alternativas, a letra A afirma que a isenção concedida pela União viola a autonomia tributária municipal, e isso está correto, porque a União não pode legislar sobre IPTU para um município, que tem competência privativa para isso.

    Portanto, a resposta correta é alternativa a).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.