A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que s...

A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. Pois, como observou o...


publicidade
A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. Pois, como observou o grande filósofo Thomas Hobbes, “a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”. A Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, que dominou o cenário internacional na segunda metade do século XX, foi sem dúvida um desses períodos.

(Eric J. Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995. Adaptado.)

Dentre as características da Guerra Fria que a aproximam de uma Terceira Guerra Mundial, como mencionado no excerto, encontram-se
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    17/09/2026 • 16:01
    Nesta questão, o texto nos fala da Guerra Fria, consideranda uma guerra diferente, uma Terceira Guerra Mundial sem batalhas diretas entre as superpotências. O filósofo Thomas Hobbes lembra que guerra não é só luta direta, mas também o período em que há uma tensão constante e conhecida entre os rivais. Isso encaixa-se perfeitamente no conceito da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, um conflito marcado por antagonismo e competição, porém sem um confronto militar direto entre os dois lados.

    Agora, olhando as alternativas, devemos identificar qual delas descreve melhor essa situação. A alternativa a fala em neutralidade em conflitos regionais, o que não é verdade: os EUA e a URSS apoiaram lados diferentes em várias guerras locais (Guerra da Coreia, Vietnã, Afeganistão, entre outras).

    A alternativa b menciona coexistência pacífica e tratados para conter armas nucleares na década de 1950, o que é impreciso, pois os principais tratados começaram a ser firmados só mais tarde (década de 1960 em diante).

    A alternativa c fala em tensão e hostilidade constantes, mas sem confronto militar direto, exatamente o que define a Guerra Fria.

    A alternativa d fala em espionagem e propaganda, que realmente existiram, mas diz que houve desinteresse pela descolonização afro-asiática, o que é falso, já que as superpotências usaram esses processos para ganhar aliados.

    A alternativa e menciona tolerância à multipolaridade global, o que não era o caso: o mundo estava polarizado em dois blocos. Apesar da competição pela conquista do espaço, a multipolaridade não era tolerada.

    Portanto, a alternativa correta é a letra c, que melhor descreve a característica da Guerra Fria como período de tensão, hostilidade, mas sem confronto militar direto entre as superpotências.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.