Os governos do Brasil e do Canadá celebram um tratado que, entre outras dispo...

Os governos do Brasil e do Canadá celebram um tratado que, entre outras disposições, prevê a isenção de ICMS em relação a determinadas mercadorias importadas que sejam pertencentes ao mesmo gênero ...


publicidade
Os governos do Brasil e do Canadá celebram um tratado que, entre outras disposições, prevê a isenção de ICMS em relação a determinadas mercadorias importadas que sejam pertencentes ao mesmo gênero de produtos nacionais, quando estes também possuírem isenção do imposto.
Nessa condição, o(a)
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    23/09/2026 • 19:01
    Vamos analisar a questão sobre o tratado entre Brasil e Canadá que prevê isenção de ICMS para algumas mercadorias importadas. O ICMS é um imposto estadual, ou seja, cada estado tem competência para legislar sobre ele. Normalmente, tratados internacionais são firmados pela União, que representa o país no âmbito externo. No entanto, uma norma da União que afete diretamente competências dos estados precisa respeitar os limites federativos.

    O enunciado fala de isenção de ICMS para mercadorias importadas, desde que os produtos nacionais do mesmo gênero também tenham isenção. Isso implica que o tratado buscou promover um tratamento igualitário entre produtos nacionais e importados.

    Vamos às alternativas:
    A) Fala de diferença tributária entre entes da federação. Mas seria o tratado criando vantagem para mercadorias importadas, o que não caracterizaria diferença prejudicial aos estados, e sim proteção ao comércio internacional, o que é competência da União.

    B) Diz que respeita a competência legislativa dos estados porque a União representa os entes federativos externamente. De fato, questões internacionais são competência da União, e ela pode legislar suplementarmente para harmonizar regras internas com tratados internacionais, respeitando a competência dos estados.

    C) Diz que a União ultrapassou a competência legislativa, o que não é o caso, pois a União pode legislar sobre matéria tributária para integrar o Brasil em tratados internacionais.

    D) Diz que a uniformidade da tributação é prejudicada pela isenção aos produtos importados. Na verdade, a isenção igual para produtos nacionais e importados busca uniformidade e evita tratamento discriminatório.

    E) Diz que isenção tributária não poderia ser objeto de tratado internacional, mas isso não é verdade, pois a matéria tributária pode ser objeto de convenções internacionais, especialmente para evitar bitributação ou harmonizar o comércio.

    Portanto, a alternativa que melhor descreve a situação e respeita os princípios federativos e competências é a letra b.

    Gabarito: b
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.