As diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual do Município de Itabi...

As diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual do Município de Itabira, estabelece que novos projetos de investimentos em obras da Administração Pública Municipal só serão programados se, ...


publicidade
As diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual do Município de Itabira, estabelece que novos projetos de investimentos em obras da Administração Pública Municipal só serão programados se, EXCETO:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    25/09/2026 • 03:01
    Vamos falar sobre a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) no âmbito municipal, que é um tema essencial para a gestão pública e a administração das finanças do município. A LOA precisa seguir princípios e diretrizes que garantam que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, transparente e responsável. Um aspecto importante é a programação de novos projetos de investimento em obras públicas.

    A questão trata das condições para que esses novos projetos sejam programados, e apresenta opções com um 'EXCETO', ou seja, devemos identificar qual alternativa não é uma condição correta para o planejamento desses investimentos.

    Analisando as alternativas:
    a) É fundamental que haja comprovação da viabilidade técnica, econômica e financeira do projeto para justificar a alocação de recursos.
    b) Também é comum que a nova obra não possa prejudicar a continuidade das obras já em andamento, evitando o abandono ou paralisação por falta de recursos.
    c) Despesas essenciais, como as destinadas à preservação do patrimônio público, precisam estar garantidas antes de novos compromissos financeiros, então já devem estar atendidas.
    d) Por fim, a exigência de que a participação do Estado ou União já esteja efetivamente confirmada para o projeto não é uma regra geral para a programação de novos investimentos. Muitas vezes o município pode executar obras com recursos próprios sem depender necessariamente da confirmação de outros entes federativos.

    Portanto, a alternativa que apresenta uma condição que não é obrigatória para programar novos projetos é a letra d.

    Gabarito: d
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.