Em relação à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, garantidos pelos...

Em relação à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, garantidos pelos princípios fundamentais da Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, assinale a alternativa que apresenta a ordem


publicidade
Em relação à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, garantidos pelos princípios fundamentais da Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA em que operações de limpeza urbana acontecem:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    24/09/2026 • 23:01
    Essa questão aborda um tema importante dentro da gestão ambiental urbana: a sequência correta das operações envolvidas no manejo de resíduos sólidos, conforme a Lei nº 11.445/2007, que é a lei do saneamento básico no Brasil. Para entender o que está correto, precisamos conhecer a lógica do processo de manejo de resíduos.

    O manejo de resíduos sólidos urbanos normalmente envolve várias etapas: a coleta dos resíduos na fonte geradora (domicílios, estabelecimentos, etc.), depois o transporte desses resíduos até um local apropriado. Quando o transporte direto não é possível em longas distâncias, utiliza-se o transbordo, que é a transferência dos resíduos de um veículo menor para um maior ou de um meio para outro. A seguir, acontece o tratamento, que pode ser a reciclagem, compostagem, incineração, entre outras técnicas que visam reduzir volume, inibir contaminação ou recuperar materiais. Por fim, o destino final, que deve ser ambientalmente adequado, como aterros sanitários ou locais autorizados.

    Assim, a ordem correta das operações é: coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final. Vamos analisar as alternativas:
    - Alternativa a) está correta pois apresenta todas as etapas na ordem correta.
    - Alternativa b) não apresenta transporte e a ordem das operações está incompleta.
    - Alternativa c) não inclui o tratamento, que é fundamental.
    - Alternativa d) também não apresenta o transbordo entre transporte e tratamento.

    Portanto, a alternativa correta é a letra a).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.