CASO: Em uma instituição de Educação
Infantil, a professora Marina organizou uma
sequência de experiências com jogos de regras,
brincadeiras de faz de conta, circuitos corporais e
jogos digitais. Antes de cada proposta, observou
os interesses e os repertórios das crianças,
explicitou ou negociou regras quando necessário,
assegurou tempos de exploração e acompanhou
as interações sem antecipar soluções. Durante as
atividades, algumas crianças demonstraram
envolvimento pleno, enquanto outras solicitaram
mudanças nas regras, trocaram de parceiros ou
abandonaram determinadas propostas. Ao avaliar
o trabalho, a professora considerou as narrativas,
as estratégias, a cooperação, a autonomia e as
formas de expressão das crianças, e não apenas
o acerto de respostas previamente definidas. Na
reunião pedagógica, dois posicionamentos foram
apresentados. O primeiro sustentou que toda
atividade denominada jogo é, por si mesma, lúdica
e educativa, especialmente quando utiliza
recursos digitais e oferece recompensas
imediatas. O segundo defendeu que a ludicidade
depende da experiência vivida pelos participantes
e que o potencial formativo dos jogos e das
brincadeiras resulta da articulação entre
condições de participação, mediação docente,
intencionalidade pedagógica e respeito à dinâmica
própria do brincar.
Considerando as concepções de ludicidade, jogos
e brincadeiras na educação, analise as afirmativas
a seguir.
I. A ludicidade não constitui uma qualidade
automática do objeto, do recurso ou da
atividade proposta. Desse modo, uma mesma
brincadeira pode ser experienciada como
lúdica por uma criança e comoconstrangedora, desinteressante ou
excessivamente controlada por outra.
II. A intencionalidade pedagógica e a mediação
docente são compatíveis com o caráter lúdico
quando organizam condições de participação,
desafios significativos, interação, autonomia e
possibilidade de criação, sem converter o jogo
em mero exercício disfarçado, rigidamente
dirigido para a obtenção de uma resposta
única.
III. Os jogos digitais apresentam valor educativo
intrínseco por combinarem linguagem
tecnológica, feedback imediato e elementos
de recompensa; por essa razão, sua inserção
na rotina escolar dispensa análise dos
objetivos, das condições de infraestrutura, da
acessibilidade, da qualidade das interações e
das intervenções realizadas pelo professor.
IV. A utilização de jogos e brincadeiras apenas
como recompensa por tarefas concluídas ou
como estratégia para tornar atraente uma
sequência repetitiva pode reduzir o brincar a
instrumento de controle; seu potencial
educativo amplia-se quando contempla
dimensões cognitivas, corporais, sociais e
afetivas e preserva a participação ativa dos
educandos.
Após análise, conclui-se que está coreto o que se
afirma em: