Analisando a Unidade Temática "Números e Álgebra" no 1º Ano do Ensino Fundam...

Analisando a Unidade Temática "Números e Álgebra" no 1º Ano do Ensino Fundamental, do Currículo da Rede Estadual Paranaense, assinale a alternativa correta sobre os Objetivos de Aprendizagem e ...


publicidade
Analisando a Unidade Temática "Números e Álgebra" no 1º Ano do Ensino Fundamental, do Currículo da Rede Estadual Paranaense, assinale a alternativa correta sobre os Objetivos de Aprendizagem e Conteúdos.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    24/10/2026 • 22:01
    Vamos falar sobre o ensino de números e álgebra no 1º ano do Ensino Fundamental, especificamente conforme o Currículo da Rede Estadual Paranaense. Esse currículo é bastante estruturado para organizar o aprendizado progressivo das crianças.

    A alternativa a) diz que no 1º trimestre o trabalho com números naturais deve se limitar à contagem exata até 10 elementos, referenciando um objetivo específico. No entanto, o currículo tende a ampliar gradualmente o domínio numérico já no 1º ano, não limitando tanto a contagem assim.

    A alternativa b) menciona que a habilidade de traçar corretamente os algarismos de 0 a 9 está prevista para o 1º trimestre. Essa informação está correta, pois a aprendizagem do reconhecimento e da escrita dos números é algo inicial e muito trabalhado já no início do ano letivo para desenvolver a familiaridade com os números.

    Na alternativa c), afirma-se que a composição e decomposição dos números naturais só acontecem a partir do 2º trimestre. Isso é impreciso, pois essa noção costuma ser iniciada já no 1º trimestre para ajudar na construção do número e no desenvolvimento do pensamento numérico.

    Na alternativa d), a exploração do dobro e metade seria reservada exclusivamente ao 3º trimestre, o que não condiz com o currículo, visto que essas noções podem ser introduzidas progressivamente, e alguns aspectos são trabalhados antes.

    Por fim, a alternativa e) afirma que a reta numérica é introduzida apenas no 3º ano, o que não é verdade. No 1º ano, a reta numérica já é utilizada como um recurso para auxiliar a contagem e a noção de ordem dos números.

    Portanto, a alternativa correta é a b).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.