Voltar

Quanto ao currículo, segundo o §1º do art. 9º da Resolução CNE/CEB nº 7/2010,...

Quanto ao currículo, segundo o §1º do art. 9º da Resolução CNE/CEB nº 7/2010, o foco nas experiências escolares significa que as orientações e as propostas curriculares que provêm das diversas inst...


publicidade
Quanto ao currículo, segundo o §1º do art. 9º da Resolução CNE/CEB nº 7/2010, o foco nas experiências escolares significa que as orientações e as propostas curriculares que provêm das diversas instâncias só terão concretude por meio:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    27/10/2026 • 14:01
    Vamos conversar sobre currículo escolar, um tema super importante para quem atua na educação e para quem vai prestar concurso nessa área. O currículo, além de ser um documento, é um instrumento vivo que se concretiza nas práticas diárias na escola. Ele não é algo estagnado ou apenas um papel a ser seguido rigidamente.

    No caso específico da Resolução CNE/CEB nº 7/2010, art. 9º, §1º, o foco nas experiências escolares destaca que as diretrizes e propostas curriculares ganham vida por meio das ações que envolvem efetivamente os alunos - ou seja, é na prática educativa, na interação, na aprendizagem que o currículo faz sentido.

    Vamos analisar as alternativas:
    A) Das ações educativas que envolvem os alunos - isso está bem alinhado ao que o §1º do art. 9º propõe, pois o currículo se concretiza na experiência dos alunos.
    B) Da formalização dos documentos curriculares nos sistemas de ensino - formalizar documentos é importante, mas eles sozinhos não concretizam o currículo.
    C) Da padronização do trabalho pedagógico em toda a rede - a padronização não é o foco primário, pois o currículo deve ser adaptado às realidades locais.
    D) Das estruturas curriculares organizadas em áreas do conhecimento - isso é parte da organização, mas não representa a concretização do currículo que focaria na experiência.

    Portanto, a alternativa correta é a letra A. O currículo ganha concretude por meio das ações educativas que envolvem os alunos.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.