Texto associado. "A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou nesta quinta-feira, 15, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis agentes do regime militar acusados de envolvimento no atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 69 Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum - e não militar - e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura." (Disponívelem: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-acata-denuncia-contra-acusados-pelo-atentado-do-riocentro,1167081,0.htm, em 15 de maio de 2014, às 12606 .)
O objetivo era tumultuar a comemoração do Dia do Trabalho que reuniu cerca de 20 mil pessoas no Centro de Convenções da Zona Oeste do Rio de Janeiro - Riocentro, no entanto, o plano fracassou quando
✂️ a) a imprensa descobriu e denunciou o plano de atentado, forçando o governo a intervir e prender os envolvidos. ✂️ b) a polícia federal descobriu o plano de ação dos militares revoltosos e impediu a tentativa de golpe sobre o governo. ✂️ c) grupos paramilitares que agiam no período impediram a ação do exército matando todos os envolvidos no atentado. ✂️ d) os trabalhadores alertados da investida, proibiram a entrada de militares no local com o apoio da polícia militar do Rio. ✂️ e) uma das bombas explodiu acidentalmente e matou um dos militares e feriu o outro antes que a missão fosse executada.