Questões Informática Padrões de projeto
Sobre padrões de projeto, é correto afirmar que
Responda: Sobre padrões de projeto, é correto afirmar que
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
Vamos analisar cada alternativa:
a) Façade é um padrão estrutural, não comportamental, que fornece uma interface simplificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. Então, a descrição está errada quanto à classificação.
b) Composite é um padrão estrutural que permite tratar objetos individuais e composições de objetos de forma uniforme. Ou seja, representa objetos que podem ser compostos por outros objetos similares. Essa descrição está correta.
c) Command é um padrão comportamental que encapsula uma solicitação como um objeto, permitindo parametrizar clientes com diferentes solicitações, enfileirar ou registrar comandos. A descrição dada está mais relacionada ao padrão State.
d) Singleton é um padrão criacional que garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto global de acesso a ela. A descrição dada corresponde ao padrão Builder.
e) Strategy é um padrão comportamental que define uma família de algoritmos, encapsula cada um e os torna intercambiáveis. A descrição dada corresponde ao padrão Observer.
Portanto, a alternativa correta é a b).
Vamos analisar cada alternativa:
a) Façade é um padrão estrutural, não comportamental, que fornece uma interface simplificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. Então, a descrição está errada quanto à classificação.
b) Composite é um padrão estrutural que permite tratar objetos individuais e composições de objetos de forma uniforme. Ou seja, representa objetos que podem ser compostos por outros objetos similares. Essa descrição está correta.
c) Command é um padrão comportamental que encapsula uma solicitação como um objeto, permitindo parametrizar clientes com diferentes solicitações, enfileirar ou registrar comandos. A descrição dada está mais relacionada ao padrão State.
d) Singleton é um padrão criacional que garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto global de acesso a ela. A descrição dada corresponde ao padrão Builder.
e) Strategy é um padrão comportamental que define uma família de algoritmos, encapsula cada um e os torna intercambiáveis. A descrição dada corresponde ao padrão Observer.
Portanto, a alternativa correta é a b).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários