
Por Regina Nascimento de Sousa em 23/05/2025 10:42:08
Teoria da Administração Científica: Esta teoria, desenvolvida por Taylor, buscava otimizar a produção através da análise e padronização dos processos de trabalho, com foco na eficiência individual e na minimização dos movimentos desnecessários.
Organização Informal: A organização informal refere-se aos relacionamentos, grupos de trabalho e redes sociais que se formam espontaneamente dentro de uma organização, muitas vezes sem o conhecimento formal da gestão.
Teorias Clássicas: As teorias clássicas da administração, como a de Taylor, Fayol e Weber, tinham em comum a busca pela eficiência, pela divisão do trabalho e pela organização formal, mas não reconheciam a importância da Organização informal. Contudo a teoria da administração científica ignorou a organização informal, focando na organização formal e na busca pela eficiência individual, contrariando a afirmativa. A organização informal passou a ser reconhecida posteriormente em outras teorias da administração, como a Teoria das Relações Humanas.
Organização Informal: A organização informal refere-se aos relacionamentos, grupos de trabalho e redes sociais que se formam espontaneamente dentro de uma organização, muitas vezes sem o conhecimento formal da gestão.
Teorias Clássicas: As teorias clássicas da administração, como a de Taylor, Fayol e Weber, tinham em comum a busca pela eficiência, pela divisão do trabalho e pela organização formal, mas não reconheciam a importância da Organização informal. Contudo a teoria da administração científica ignorou a organização informal, focando na organização formal e na busca pela eficiência individual, contrariando a afirmativa. A organização informal passou a ser reconhecida posteriormente em outras teorias da administração, como a Teoria das Relações Humanas.