Questões Direito Administrativo

Considere que Esmeralda, servidora pública, que solicitou licença não-remunerada pa...

Responda: Considere que Esmeralda, servidora pública, que solicitou licença não-remunerada para cuidar de sua mãe enferma, permaneceu nessa condição por cerca de um ano. Posteriormente, ao retirar sua ce...


1Q131852 | Direito Administrativo, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens a seguir.

Considere que Esmeralda, servidora pública, que solicitou licença não-remunerada para cuidar de sua mãe enferma, permaneceu nessa condição por cerca de um ano. Posteriormente, ao retirar sua certidão de tempo de serviço, observou que o referido período de licença não havia sido contabilizado e entrou com um pedido de revisão. Nessa situação, o pedido de Esmeralda deverá ser negado, pois licença para tratamento de saúde de pessoa da família do servidor somente é contada para efeito de aposentadoria se for remunerada.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

De acordo com a Lei nº 8.112/1990, a licença para tratamento de saúde de pessoa da família do servidor, quando não remunerada, não é computada para efeito de aposentadoria. Ou seja, o tempo em que Esmeralda esteve em licença não-remunerada para cuidar da mãe não deve ser contado como tempo de serviço para aposentadoria. Portanto, o pedido de revisão dela para incluir esse período no tempo de serviço deve ser negado.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.