Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resul...

Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.


publicidade
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    21/10/2025 • 19:57
    Gabarito: a) A concepção liberal renovada não-diretiva tem como característica principal a valorização do processo individual do aluno, respeitando seu ritmo e suas escolhas, muito semelhante ao que ocorre em tratamentos terapêuticos, especialmente na abordagem não-diretiva da psicologia, como a terapia centrada na pessoa de Carl Rogers.

    Nessa concepção, o educador atua mais como um facilitador do desenvolvimento do aluno, promovendo um ambiente acolhedor e livre de imposições rígidas, o que aproxima o processo educativo do processo terapêutico, onde o foco está no autoconhecimento e na autonomia do indivíduo.

    Portanto, a afirmação de que o resultado do processo educativo nessa concepção é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico está correta, pois ambos valorizam a liberdade, o respeito à individualidade e o desenvolvimento pessoal do sujeito.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.