Gabarite Questões
Gabarite Questões
InícioQuestõesSimuladosProvasMapasApostilas
Mais
FlashcardsMateriaisDicasNotíciasDisciplinasAssuntosCargosBancasÓrgãos
🚀 Planos
Entrar

ID: 133322•
Direito Administrativo•
Estabilidade e vitaliciedade•
CESPE CEBRASPE•
MPU•
Analista do Ministério Público

A respeito dos cargos e funções públicas, julgue o item que se segue.

O ocupante de cargo vitalício só perde o cargo mediante regular processo judicial com sentença transitada em julgado.

Questões Relacionadas

ID: 966440•
Direito Administrativo•
Estabilidade e vitaliciedade•
CESPE CEBRASPE•
TCU•
Psicologia

À luz do disposto na Lei n.o
8.112/1990 e em suas posteriores
alterações, julgue os itens de 65 a 70, a respeito dos agentes
públicos, servidores públicos, direitos e deveres e
responsabilidades, bem como de processo administrativo
disciplinar, sindicância e inquérito.

A estabilidade diz respeito ao cargo público, e o estágio probatório, ao serviço público. Dessa forma, a estabilidade, em regra, é adquirida uma única vez pelo servidor na administração pública de um mesmo ente federado; por outro lado, o servidor pode submeter-se a vários estágios probatórios, se entrar em exercício em diferentes cargos públicos.

ID: 963362•
Direito Administrativo•
Estabilidade e vitaliciedade•
TRF 4a REGIÃO•
TRF 4ª REGIÃO•
Juiz Federal

Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta.
I. A negativa de existência do fato em âmbito penal, mesmo que passada em julgado a sentença que a declare, não guarda relevância em âmbito administrativo, pois que há independência absoluta entre a esfera penal e a atuação administrativa em processo disciplinar.

II. São cargos vitalícios unicamente os de Magistrado (art. 95, I, da Constituição Federal), os de Ministro (ou Conselheiro, que é sua designação nas esferas distrital, estaduais e municipais) do Tribunal de Contas (art. 73, §3º, da Constituição Federal) e de Membro do Ministério Público, cujo vitaliciamento também se dá após dois anos de exercício (art. 128, §5º, I, “a”, da Constituição Federal).

III. Há previsão constitucional de perda de cargo de magistrado vitalício por força de condenação penal quer por crime comum, quer por crime de responsabilidade.

IV. O princípio do juiz natural veda em termos absolutos a aplicação da remoção compulsória a qualquer magistrado, mesmo que a título de sanção disciplinar imposta em processo regular no qual facultada ampla defesa.

ID: 963069•
Direito Administrativo•
Estabilidade e vitaliciedade•
CESPE CEBRASPE•
TRF 1ª REGIÃO•
Área Administrativa

A respeito do tratamento constitucional dispensado à administração pública e aos servidores públicos, julgue o item a seguir.

A avaliação especial de desempenho, obrigatória para que servidor adquira a estabilidade, será realizada pelo superior direto do servidor: não há a necessidade de se instituir comissão específica para esse fim.

Gabarite Questões

A plataforma completa com simulados, mapas mentais e questões comentadas para garantir sua vaga.

Plataforma

  • Início
  • Sobre nós
  • Contato
  • Planos
  • Entrar
  • Recuperar senha
  • Cadastrar

Conteúdo

  • Simulados
  • Provas
  • Mapas Mentais
  • Material grátis
  • Apostilas
  • Dicas
  • Notícias

Questões

  • Todas
  • Por Disciplina
  • Por Assunto
  • Por Cargo
  • Por Banca
  • Por Órgão

PLANO PREMIUM

Milhares de questões comentadas em texto ou vídeo, mapas mentais e apostilas para download.

© 2010-2026 Gabarite Questões.

Termos de UsoPrivacidade
Notificações

Suas atualizações recentes

Nenhuma notificação.