Questões Direito Administrativo Responsabilidades do servidor

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma as...

Responda: Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no que dispõe a Lei n.º 8.112/1990. João, servidor público federal, atu...


1Q134016 | Direito Administrativo, Responsabilidades do servidor, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no que dispõe a Lei n.º 8.112/1990.

João, servidor público federal, atuou, junto à repartição pública competente, como intermediário da concessão de determinado benefício previdenciário do qual o seu pai figura como titular. Nessa situação, conforme o disposto na Lei n.º 8.112/1990, João praticou conduta vedada pela norma regente.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

De acordo com a Lei nº 8.112/1990, que rege o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, existem condutas vedadas para evitar conflitos de interesse e garantir a imparcialidade na administração pública.

No caso apresentado, João, servidor público federal, atuou como intermediário na concessão de benefício previdenciário cujo titular é seu próprio pai. Essa situação configura conflito de interesses, pois o servidor está utilizando sua posição para beneficiar um parente próximo.

O artigo 117 da Lei nº 8.112/1990 elenca as proibições aos servidores, incluindo a vedação de participar de processos administrativos ou decisões que envolvam interesses de parentes até o terceiro grau, o que inclui o pai.

Portanto, a conduta de João é vedada pela norma regente, pois ele atuou como intermediário em benefício de seu pai, configurando conflito de interesses e violação das regras de conduta do servidor público.

Assim, a assertiva está correta, e o gabarito oficial também indica a alternativa 'a'.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.