Questões Arquivologia Organização de Arquivos Métodos de Arquivamento

Para se fazer o diagnóstico da situação arquivística, é preciso coletar dados quanti...

Responda: Para se fazer o diagnóstico da situação arquivística, é preciso coletar dados quantitativos e qualitativos, principalmente acerca das informações não orgânicas.


Q138497 | Arquivologia, Organização de Arquivos Métodos de Arquivamento, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao diagnóstico da situação arquivística, julgue os
itens subsequentes.

Para se fazer o diagnóstico da situação arquivística, é preciso coletar dados quantitativos e qualitativos, principalmente acerca das informações não orgânicas.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Errado
Para realizar o diagnóstico da situação arquivística, é realmente necessário coletar dados quantitativos e qualitativos, como volume de documentos, tipos documentais, condições de armazenamento, rotinas de uso, etc. Porém, a afirmação está incorreta ao dizer que esses dados devem ser coletados principalmente acerca das informações não orgânicas.
O que está errado?
> Informações orgânicas são aquelas produzidas no contexto das atividades da instituição, ou seja, fazem parte do processo natural de funcionamento da organização.
>Na Arquivologia, o foco está justamente nas informações e documentos orgânicos, pois são esses que possuem valor administrativo, legal, fiscal e histórico.
>Já as informações não orgânicas não surgem de forma natural das atividades institucionais e, por isso, não são o foco principal de um diagnóstico arquivístico.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.