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Transtornos de Aprendizagem são diagnosticados quando, em atividades de leitura e de...
Responda: Transtornos de Aprendizagem são diagnosticados quando, em atividades de leitura e de escrita, o escolar mostra desempenho abaixo do esperado para a escolaridade. As manifestações são variadas em...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)
Transtornos de Aprendizagem são condições neurológicas que afetam a capacidade de aprender habilidades específicas como leitura, escrita ou matemática. Eles são diagnosticados quando o desempenho de um estudante em tais habilidades está significativamente abaixo do esperado para sua idade e nível de escolaridade, e não podem ser explicados por deficiências intelectuais, sensoriais ou de saúde, nem por inadequada instrução escolar.
A alternativa I, 'Falta de oportunidade escolar', é correta porque transtornos de aprendizagem devem ser diferenciados de problemas causados por falta de acesso a educação adequada. Se um estudante não teve oportunidade de aprender adequadamente, seu baixo desempenho pode não ser devido a um transtorno de aprendizagem.
A alternativa II, 'Variações esperadas do rendimento escolar', também é correta. É natural que existam variações no desempenho escolar entre diferentes estudantes e mesmo para um mesmo estudante em diferentes momentos ou disciplinas. Essas variações não necessariamente indicam um transtorno de aprendizagem.
A alternativa III, 'Quadro de dificuldade escolar', é igualmente correta. Dificuldades escolares podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo, mas não limitado a, problemas emocionais, sociais ou pedagógicos. Essas dificuldades não são sinônimos de transtornos de aprendizagem, embora possam coexistir.
Portanto, todas as três condições listadas devem ser consideradas e diferenciadas ao diagnosticar transtornos de aprendizagem, o que torna correta a alternativa e).
Transtornos de Aprendizagem são condições neurológicas que afetam a capacidade de aprender habilidades específicas como leitura, escrita ou matemática. Eles são diagnosticados quando o desempenho de um estudante em tais habilidades está significativamente abaixo do esperado para sua idade e nível de escolaridade, e não podem ser explicados por deficiências intelectuais, sensoriais ou de saúde, nem por inadequada instrução escolar.
A alternativa I, 'Falta de oportunidade escolar', é correta porque transtornos de aprendizagem devem ser diferenciados de problemas causados por falta de acesso a educação adequada. Se um estudante não teve oportunidade de aprender adequadamente, seu baixo desempenho pode não ser devido a um transtorno de aprendizagem.
A alternativa II, 'Variações esperadas do rendimento escolar', também é correta. É natural que existam variações no desempenho escolar entre diferentes estudantes e mesmo para um mesmo estudante em diferentes momentos ou disciplinas. Essas variações não necessariamente indicam um transtorno de aprendizagem.
A alternativa III, 'Quadro de dificuldade escolar', é igualmente correta. Dificuldades escolares podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo, mas não limitado a, problemas emocionais, sociais ou pedagógicos. Essas dificuldades não são sinônimos de transtornos de aprendizagem, embora possam coexistir.
Portanto, todas as três condições listadas devem ser consideradas e diferenciadas ao diagnosticar transtornos de aprendizagem, o que torna correta a alternativa e).
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