De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), no âmbito educacional...
Responda: De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), no âmbito educacional, “A contribuição do Serviço Social consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A alternativa correta destaca a função do Assistente Social de analisar e diagnosticar as causas dos problemas sociais relacionados aos alunos, com o objetivo de saná-los ou atenuá-los. Essa atribuição está alinhada com o papel do Serviço Social na educação, que é identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que impactam o processo educacional, conforme o CFESS (2001).
A alternativa a) está incorreta porque o Assistente Social não tem como função assessorar pedagogicamente os professores, que é uma atribuição mais ligada ao corpo docente e pedagógico da escola.
A alternativa b) está errada porque o Assistente Social não determina medidas socioeducacionais punitivas, mas sim atua na compreensão e intervenção social para apoiar o aluno.
A alternativa d) não corresponde ao papel do Assistente Social, pois estudar convênios para captar recursos financeiros é uma função administrativa ou de gestão escolar.
A alternativa e) está incorreta porque o Assistente Social não estabelece parâmetros de atendimento com foco na priorização de classes sociais, mas sim atua de forma ética e técnica para garantir o acesso e a permanência dos alunos, considerando suas condições sociais.
Fazendo uma segunda análise, confirma-se que a alternativa c) é a que melhor representa a atribuição do Assistente Social na educação, conforme a definição do CFESS, pois enfatiza a análise e intervenção nos fatores sociais que afetam o processo educacional.
A alternativa a) está incorreta porque o Assistente Social não tem como função assessorar pedagogicamente os professores, que é uma atribuição mais ligada ao corpo docente e pedagógico da escola.
A alternativa b) está errada porque o Assistente Social não determina medidas socioeducacionais punitivas, mas sim atua na compreensão e intervenção social para apoiar o aluno.
A alternativa d) não corresponde ao papel do Assistente Social, pois estudar convênios para captar recursos financeiros é uma função administrativa ou de gestão escolar.
A alternativa e) está incorreta porque o Assistente Social não estabelece parâmetros de atendimento com foco na priorização de classes sociais, mas sim atua de forma ética e técnica para garantir o acesso e a permanência dos alunos, considerando suas condições sociais.
Fazendo uma segunda análise, confirma-se que a alternativa c) é a que melhor representa a atribuição do Assistente Social na educação, conforme a definição do CFESS, pois enfatiza a análise e intervenção nos fatores sociais que afetam o processo educacional.
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