Questões Serviço Social

Em uma instituição do sistema prisional de um determinado estado brasileiro, historicam...

Responda: Em uma instituição do sistema prisional de um determinado estado brasileiro, historicamente o atendimento às famílias dos presos só era realizado às segundas-feiras, dia útil da semana e quando a m...


1Q14609 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Em uma instituição do sistema prisional de um determinado estado brasileiro, historicamente o atendimento às famílias dos presos só era realizado às segundas-feiras, dia útil da semana e quando a maioria dos familiares ficava impossibilitado de comparecer à instituição, devido a sua atividade de trabalho. Ao ser aprovada em concurso público, tomar posse e assumir as atividades na instituição, a assistente social Joana questionou o procedimento burocrático e levou a situação para discussão na reunião de equipe. A profissional buscou refletir junto a seus colegas por que o atendimento às famílias só poderia ocorrer às segundas-feiras, já que nos finais de semana também havia profissionais de Serviço Social na instituição. Um de seus colegas, o assistente social Daniel ressaltou que o atendimento nesse dia da semana teria sido determinação da direção da instituição e que, num determinado momento, a equipe decidiu acatá-la, para não se indispor com a referida direção. Após forte debate dos profissionais sobre a situação, decidiu-se que o posicionamento da equipe, a ser levado à direção, seria o de manter um profissional de plantão todos os dias da semana, inclusive em dias de visita, de maneira que todos os familiares que comparecessem ao setor e desejassem atendimento, pudessem ser ouvidos.

Analisando a situação apresentada à luz dos deveres da Assistente Social nas suas relações com os usuários descritos no Código de Ética, é possível compreender que o posicionamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar juntos. A assistente social Joana questionou um procedimento que limitava o atendimento às famílias dos presos apenas às segundas-feiras, o que prejudicava o acesso dos familiares, já que muitos trabalhavam nesse dia. Ela buscou refletir e propor uma mudança para que o atendimento fosse mais acessível, inclusive em dias de visita.

O Código de Ética da Assistência Social orienta que o profissional deve contribuir para a criação de mecanismos que facilitem o acesso e a relação com os usuários, desburocratizando processos e melhorando o serviço prestado. Por isso, a atitude da Joana está alinhada com esse dever.

Vamos ver as alternativas:

a) Diz que a atitude dela foi errada, mas na verdade, democratizar o acesso é um dever, então essa alternativa está incorreta.

b) Fala em "tensionar radicalmente posturas conservadoras", o que é um termo forte e não necessariamente condiz com o Código, que preza pelo diálogo e pela ética.

c) Diz que a equipe deve evitar se indispor com a direção para propor ações, mas isso não pode ser usado como justificativa para aceitar práticas que limitam direitos dos usuários.

d) Está correta, pois reconhece que a Joana contribuiu para desburocratizar e melhorar o atendimento.

e) É uma alternativa que desqualifica a profissional sem fundamento, não tem relação com o Código de Ética.

Portanto, a resposta correta é a letra d).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.