Com relação à execução direta e indireta, à concessão, à permissão e à au...

Com relação à execução direta e indireta, à concessão, à permissão e à autorização de serviços públicos, julgue o item a seguir. O concessionário de um serviço público é remunerado medi...


Com relação à execução direta e indireta, à concessão, à permissão e à autorização de serviços públicos, julgue o item a seguir.

O concessionário de um serviço público é remunerado mediante o sistema de tarifas pagas pelos usuários, as quais configuram remuneração pelo serviço prestado e concedido pelo concedente em contrato.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a)

    O concessionário de um serviço público é, de fato, remunerado principalmente por meio das tarifas cobradas dos usuários. Essas tarifas representam a contraprestação pelo serviço público concedido, conforme previsto no contrato de concessão.

    A Lei nº 8.987/1995, que regula o regime de concessão e permissão de serviços públicos, estabelece que a remuneração do concessionário pode ocorrer por meio das tarifas pagas pelos usuários, que são fixadas e reguladas pelo poder concedente.

    Assim, a afirmação está correta, pois o sistema tarifário é a forma usual e legal de remuneração do concessionário, que assume a responsabilidade pela prestação do serviço público, conforme contrato firmado com o poder público.

    Fazendo uma checagem dupla, verificamos que não há outra forma de remuneração principal prevista para concessionários além das tarifas, o que confirma a resposta correta como a letra a).
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.