A dicotomia entre ensino e avaliação, presente na organização curricular tradicional...
Responda: A dicotomia entre ensino e avaliação, presente na organização curricular tradicional, é superada quando o processo avaliativo se reveste de aparência científica e se torna um ponto primordial do...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.
            
            
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Para resolver essa questão, é importante entender a relação entre ensino, avaliação e currículo.
Na concepção tradicional de currículo, havia uma separação clara entre ensino e avaliação, sendo esta última vista como um momento final e separado do processo de ensino-aprendizagem. Nesse modelo, a avaliação era muitas vezes utilizada apenas para classificar os alunos, sem necessariamente contribuir para a melhoria do ensino.
No entanto, atualmente, a tendência é integrar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação de forma mais orgânica e contínua. A avaliação deixa de ser vista apenas como um momento final e passa a ser parte integrante do processo educativo, contribuindo para a reflexão do professor e do aluno sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser desenvolvido.
Portanto, a afirmação de que a dicotomia entre ensino e avaliação é superada quando o processo avaliativo se reveste de aparência científica e se torna um ponto primordial do final de um processo está ERRADA.
Gabarito: b) Errado
Na concepção tradicional de currículo, havia uma separação clara entre ensino e avaliação, sendo esta última vista como um momento final e separado do processo de ensino-aprendizagem. Nesse modelo, a avaliação era muitas vezes utilizada apenas para classificar os alunos, sem necessariamente contribuir para a melhoria do ensino.
No entanto, atualmente, a tendência é integrar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação de forma mais orgânica e contínua. A avaliação deixa de ser vista apenas como um momento final e passa a ser parte integrante do processo educativo, contribuindo para a reflexão do professor e do aluno sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser desenvolvido.
Portanto, a afirmação de que a dicotomia entre ensino e avaliação é superada quando o processo avaliativo se reveste de aparência científica e se torna um ponto primordial do final de um processo está ERRADA.
Gabarito: b) Errado
⚠️ Clique para ver os comentários
              Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários