Questões Odontologia

Paciente do sexo masculino, 58 anos, procura o serviço odontológico, pois notou que hav...

Responda: Paciente do sexo masculino, 58 anos, procura o serviço odontológico, pois notou que havia cerca de 2 meses surgiu uma ferida com sangramento e rápido crescimento. Na anamnese, o cirurgião-dentista ...


1Q150939 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia, TRE RR, FCC

Paciente do sexo masculino, 58 anos, procura o serviço odontológico, pois notou que havia cerca de 2 meses surgiu uma ferida com sangramento e rápido crescimento. Na anamnese, o cirurgião-dentista constatou tratar-se de etilista crônico, tabagista e trabalhador da zona rural na fronteira com a Venezuela. O exame clínico mostrou lesão ulcerada, bordas elevadas, nítidas e endurecidas. Para o diagnóstico diferencial, devem ser consideradas as seguintes hipóteses: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Diante do caso apresentado, com um paciente do sexo masculino, 58 anos, etilista crônico, tabagista e trabalhador da zona rural na fronteira com a Venezuela, com uma lesão ulcerada, bordas elevadas, nítidas e endurecidas, o principal diagnóstico diferencial a ser considerado é entre Carcinoma Espinocelular e Paracoccidioidomicose.

O Carcinoma Espinocelular é um tipo de câncer de pele que geralmente se desenvolve em áreas expostas ao sol, como a face, orelhas, pescoço e dorso das mãos. É mais comum em pessoas com histórico de exposição solar excessiva e em fumantes. As características da lesão descritas no caso, como bordas elevadas, nítidas e endurecidas, são sugestivas de um carcinoma espinocelular.

Já a Paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis, presente em solos de regiões rurais. Os sintomas podem variar, mas é comum apresentar lesões ulceradas na mucosa oral, semelhantes às descritas no caso. Considerando o histórico do paciente e a região onde trabalha, a Paracoccidioidomicose também deve ser considerada no diagnóstico diferencial.

Portanto, a hipótese correta para o diagnóstico diferencial é entre Carcinoma Espinocelular e Paracoccidioidomicose. É fundamental a realização de exames complementares para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.