Questões Pedagogia EJA

O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, dev...

Responda: O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de u...


1Q151955 | Pedagogia, EJA, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empírias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. Na perspectiva de Paulo Freire, a concepção descrita anteriormente é exemplo de um trabalho pedagógico que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O trecho apresentado destaca a importância de um trabalho educativo que promova um espaço de aprendizagens dinâmico e múltiplo, partindo de uma concepção dialógica e dialética. Essa abordagem está alinhada com a visão de Paulo Freire, que valoriza a formação da consciência crítica dos educandos.

Paulo Freire defendia que a educação deveria ir além da simples transmissão de conhecimento, estimulando a reflexão crítica dos alunos sobre a realidade em que estão inseridos. Dessa forma, um trabalho pedagógico que promove debates profundos, que questionam as aparências e buscam uma compreensão mais ampla e crítica da realidade, está contribuindo para a formação de uma consciência crítica nos educandos.

Portanto, a alternativa correta é a letra a) "dá relevo à formação da consciência crítica".
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.