Questões Teologia

Berkhof (1988), ao abordar a questão da Bíblia como uma unidade devendo assim ser inter...

Responda: Berkhof (1988), ao abordar a questão da Bíblia como uma unidade devendo assim ser interpretada, expõe que na relação entre o Antigo e o Novo Testamento a história passada revelou duas visões oposta...


1Q15794 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Berkhof (1988), ao abordar a questão da Bíblia como uma unidade devendo assim ser interpretada, expõe que na relação entre o Antigo e o Novo Testamento a história passada revelou duas visões opostas que se afirmaram e reafirmaram repetidamente de várias formas, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Berkhof, em sua obra sobre teologia sistemática, destaca a importância de interpretar a Bíblia como uma unidade, reconhecendo a relação entre o Antigo e o Novo Testamento. Ele aponta que, historicamente, surgiram duas visões opostas que se repetiram e se afirmaram em diferentes formas ao longo do tempo: o erro antinomiano e a falácia nomística.

O erro antinomiano é a ideia equivocada de que a lei moral não é mais relevante para o cristão, ou seja, que a graça exclui a necessidade da obediência à lei. Já a falácia nomística é o erro oposto, que enfatiza a necessidade da obediência à lei para a salvação, minimizando ou negando o papel da graça.

Essas duas posições representam extremos que Berkhof identifica como recorrentes na história da interpretação bíblica, especialmente na relação entre o Antigo e o Novo Testamento. Portanto, a alternativa correta é a que apresenta essas duas visões: o erro antinomiano e a falácia nomística.

A checagem dupla confirma que as outras alternativas mencionam conceitos teológicos importantes, mas que não são os que Berkhof destaca nesse contexto específico. Por exemplo, o gnosticismo e o arianismo são heresias distintas, e o pelagianismo trata de outra questão relacionada à graça e ao pecado original, mas não são as visões opostas mencionadas por Berkhof nesse ponto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.