Questões Serviço Social

No final de 1993, com a apro...

Responda: No final de 1993, com a aprovação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), efetivou-se a assistência social como dever do Estado e di...


1Q158929 | Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

No final de 1993, com a aprovação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), efetivou-se a assistência social como dever do Estado e direito do cidadão. Considerando a política de assistência social e os mínimos sociais previstos na LOAS, julgue o item subsequente.

O benefício de prestação continuada constitui-se em benefício individual que exige comprovação de não possuir meios de garantia do próprio sustento nem tê-lo provido por sua família, e que dispensa a contribuição com a Previdência Social para acessá-lo.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei nº 8.742/1993, estabelece que a assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado, destinada a garantir a proteção social a quem dela necessitar.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto no artigo 20 da LOAS, é um benefício individual que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
Além disso, o BPC não exige contribuição prévia à Previdência Social para sua concessão, o que o diferencia dos benefícios previdenciários.
Portanto, a afirmação de que o benefício é individual, exige comprovação de insuficiência de meios próprios e familiares, e dispensa a contribuição previdenciária está correta, confirmando o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.