Questões Direito Administrativo Decreto 1171 94

João, servidor público civil do Poder Executivo Federal, retirou da repartição públi...

Responda: João, servidor público civil do Poder Executivo Federal, retirou da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, documento pertencente ao patrimônio público. Já Maria, também servidora p...


1Q161066 | Direito Administrativo, Decreto 1171 94, Auditor, INFRAERO, FCC

João, servidor público civil do Poder Executivo Federal, retirou da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, documento pertencente ao patrimônio público. Já Maria, também servidora pública civil do Poder Executivo Federal, deixou de utilizar avanços técnicos e científicos do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
Sobre os fatos narrados, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar os dois casos:

João retirou da repartição pública um documento sem autorização legal. Isso é claramente uma conduta vedada pelo Código de Ética do Servidor Público, que exige respeito ao patrimônio público e proíbe o uso indevido de bens e documentos oficiais.

Maria, por sua vez, deixou de utilizar avanços técnicos e científicos no atendimento do seu trabalho. O Código de Ética também prevê que o servidor deve buscar a melhoria contínua e aplicar seus conhecimentos para prestar um serviço público de qualidade. Deixar de fazer isso configura uma conduta vedada, pois fere o compromisso com a eficiência e a qualidade do serviço público.

Portanto, ambos cometeram condutas vedadas pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.