Questões Ciências Sociais

O leitor deve recordar que nossas principais dificuldades no estudo da teoria clássi...

Responda: O leitor deve recordar que nossas principais dificuldades no estudo da teoria clássica centralizavam-se na afirmação de que o povo tem uma opinião definida e racional a respeito de todas as ques...


Q169780 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O leitor deve recordar que nossas principais dificuldades no estudo da teoria clássica centralizavam-se na afirmação de que o povo tem uma opinião definida e racional a respeito de todas as questões e que manifesta essa opinião em uma democracia pela escolha de representantes que se encarregam de sua execução. Por conseguinte, a seleção dos representantes é secundária ao principal objetivo do sistema democrático, que consiste em atribuir ao eleitorado o poder de decidir sobre assuntos políticos. Suponhamos agora que invertemos os papéis desses dois elementos e tornamos a decisão de questões pelo eleitorado secundária à eleição de representantes, que tomarão, neste caso, as decisões. Ou, em outras palavras, diremos agora que o papel do povo é formar um governo, ou corpo intermediário, que, por seu turno, formará o executivo nacional, ou governo. Nossa definição passa então a ter o seguinte fraseado: o método democrático é um sistema institucional, para a tomada de decisões políticas, no qual o indivíduo adquire o poder de decidir mediante uma luta competitiva pelos votos do eleitor.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia.
Rio de Janeiro: 1961, p. 327-8.

Considerando a concepção de democracia apresentada no texto, conclui-se que

David Castilho
Por David Castilho em 06/01/2025 23:14:12🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

No texto, Schumpeter apresenta uma concepção de democracia em que a vontade do povo é secundária em relação à escolha de seus representantes. Ele propõe que o papel do povo é formar um governo intermediário, que por sua vez tomará as decisões políticas. Ou seja, a decisão de questões pelo eleitorado passa a ser secundária à eleição de representantes que tomarão as decisões. Portanto, na teoria schumpeteriana da democracia, a vontade do povo não é o aspecto central, mas sim a escolha dos representantes para tomar as decisões políticas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.