Questões Biologia

A obtenção de fármacos provenientes de plantas medicinais esbarra na dificuldade de ...

Responda: A obtenção de fármacos provenientes de plantas medicinais esbarra na dificuldade de se obter matériaprima na quantidade e qualidade necessárias para suprir a demanda. O cultivo de plantas medici...


1Q170181 | Biologia, Biólogo, ENADE, INEP

A obtenção de fármacos provenientes de plantas medicinais esbarra na dificuldade de se obter matériaprima na quantidade e qualidade necessárias para suprir a demanda. O cultivo de plantas medicinais e o fitomelhoramento constituem-se em possível solução para o problema. Por meio de técnicas de engenharia genética, um gene selecionado é inserido enzimaticamente em um plasmídio de uma bactéria específica. O microrganismo é, posteriormente, introduzido, por transformação genética, em uma célula vegetal.

AMARAL E SILVA, Biotecnologia Ciência e Desenvolvimento, jan. - jun. 2003 (com adaptações).

Considerando a necessidade de regeneração da planta a partir da célula que foi geneticamente modificada, analise as seguintes asserções.
A cultura de tecidos, ao ser utilizada em biotecnologia, permite aumentar a produtividade de substâncias derivadas de tecidos vegetais regenerando a planta.

PORQUE

A cultura de tecidos permite interferir nas rotas metabólicas vegetais mediante o cultivo de plantas em meio preparado com agentes estressantes, elicitores e mutagênicos, que afetam qualitativa e quantitativamente os princípios ativos produzidos e alteram sua composição e teor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A cultura de tecidos, utilizada em biotecnologia, de fato permite aumentar a produtividade de substâncias derivadas de tecidos vegetais, regenerando a planta. Isso ocorre porque, a partir de uma única célula, é possível regenerar toda a planta, o que contribui para a produção em larga escala de substâncias de interesse.

Além disso, a cultura de tecidos também permite interferir nas rotas metabólicas vegetais, conforme mencionado na segunda asserção. Ao cultivar plantas em meios preparados com agentes estressantes, elicitores e mutagênicos, é possível afetar qualitativa e quantitativamente os princípios ativos produzidos, alterando sua composição e teor. Dessa forma, é possível direcionar a produção de substâncias desejadas.

Portanto, as duas asserções são verdadeiras e a segunda realmente justifica a primeira, pois mostra como a cultura de tecidos pode influenciar na produção de substâncias e regeneração das plantas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.