Questões Direito Processual Penal Militar Ação Penal nos Crimes Militares

Considere que, diante de crime impropriamente militar, cuja ação é pública e incondi...

Responda: Considere que, diante de crime impropriamente militar, cuja ação é pública e incondicionada, o Ministério Público, mesmo dispondo de todos os elementos necessários à propositura da ação, tenha d...


Q172583 | Direito Processual Penal Militar, Ação Penal nos Crimes Militares, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Considere que, diante de crime impropriamente militar, cuja ação é pública e incondicionada, o Ministério Público, mesmo dispondo de todos os elementos necessários à propositura da ação, tenha deixado, por inércia, de oferecer a denúncia no prazo legal. Nessa situação, não obstante se tratar de delito previsto em legislação especial castrense, o ofendido ou quem o represente legalmente encontra-se legitimado para intentar ação penal de iniciativa privada subsidiária.

Gabarite Questões
Por Gabarite Questões em 16/01/2025 08:42:29🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

Neste caso, a questão aborda a possibilidade de ação penal de iniciativa privada subsidiária em caso de crime impropriamente militar.

De acordo com o artigo 30 do Código de Processo Penal (CPP), se o Ministério Público, por inércia, deixar de oferecer a denúncia nos crimes de ação penal pública, qualquer pessoa do povo poderá oferecê-la.

Assim, mesmo diante de um crime previsto em legislação especial castrense, se o Ministério Público não oferecer a denúncia no prazo legal, o ofendido ou seu representante legal poderá intentar a ação penal de iniciativa privada subsidiária.

Portanto, a afirmativa está correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.