Questões Direito Processual Penal Inquérito Policial

O arquivamento de inquérito policial formalizado pelo procurador-geral de justiça, ...

Responda: O arquivamento de inquérito policial formalizado pelo procurador-geral de justiça, em processo originário ou decorrente de remessa de peças informativas pelo juízo de primeira instância, não se...


1Q176558 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Defensor Público, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, que versam sobre inquérito policial, ação penal e ação civil ex delicto.

O arquivamento de inquérito policial formalizado pelo procurador-geral de justiça, em processo originário ou decorrente de remessa de peças informativas pelo juízo de primeira instância, não se submete ao controle jurisdicional, tampouco se sujeita a juízo de retratação, ainda que surjam novas provas.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Vamos lá! O arquivamento do inquérito policial pelo Ministério Público, que inclui o procurador-geral de justiça, sim pode ser submetido ao controle do Poder Judiciário. Isso significa que, se o MP arquivar um inquérito, a parte interessada pode pedir ao juiz que analise essa decisão, especialmente se surgirem novas provas ou se houver indícios suficientes para o prosseguimento da investigação.

Além disso, o juiz pode fazer um juízo de retratação, ou seja, rever a decisão de arquivamento do MP. Portanto, a afirmação de que o arquivamento não se submete a controle jurisdicional nem a juízo de retratação está incorreta. Por isso, a resposta certa é "Errado".
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.