Questões Direitos Humanos Corte Interamericana de Direitos Humanos

Embora sem competência contenciosa, de caráter jurisdicional, a Corte Interamericana...

Responda: Embora sem competência contenciosa, de caráter jurisdicional, a Corte Interamericana de Direitos Humanos tem competência consultiva, relativa à interpretação das disposições da Convenção America...


1Q180644 | Direitos Humanos, Corte Interamericana de Direitos Humanos, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Embora sem competência contenciosa, de caráter jurisdicional, a Corte Interamericana de Direitos Humanos tem competência consultiva, relativa à interpretação das disposições da Convenção Americana e das disposições de tratados concernentes à proteção dos direitos humanos.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A Corte Interamericana de Direitos Humanos, de fato, possui competência consultiva, conforme previsto no artigo 64 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica). Essa competência permite que a Corte emita pareceres sobre a interpretação da Convenção Americana e de outros tratados relacionados à proteção dos direitos humanos.

Embora a Corte tenha competência contenciosa para julgar casos de violações da Convenção, a competência consultiva é distinta e não tem caráter jurisdicional, ou seja, não resolve litígios entre partes, mas esclarece dúvidas jurídicas para os Estados membros ou órgãos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Portanto, a afirmação da questão está correta, pois destaca que a Corte tem competência consultiva, sem caráter jurisdicional, para interpretar a Convenção e tratados relacionados, conforme previsto na legislação internacional aplicável.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.