Questões Direito do Consumidor Responsabilidade Civil no CDC

Analise o caso a seguir. João Caetano adquiriu uma passagem aérea de uma de...

Responda: Analise o caso a seguir. João Caetano adquiriu uma passagem aérea de uma determinada companhia. A passagem seria utilizada para o trecho Recife/Belo Horizonte, com saída prevista para o...


1Q180762 | Direito do Consumidor, Responsabilidade Civil no CDC, Defensor Público, DPE MG, FUNDEP

Analise o caso a seguir.

João Caetano adquiriu uma passagem aérea de uma determinada companhia. A passagem seria utilizada para o trecho Recife/Belo Horizonte, com saída prevista para o dia 04/12/2013, às 14 horas e 30 minutos. A aeronave, contudo, somente decolou por volta de 23 horas, com atraso de mais de 8 horas. O motivo da viagem era a realização da segunda fase de um concurso público no dia 05/12/2013, às 9 horas da manhã, sendo que o receio de perder a prova gerou abalo psíquico e físico ao consumidor, não conseguindo dormir durante três noites seguidas após o fato, tendo permanecido durante todo esse tempo com o ânimo exaltado.

Considerando o que dispõe a teoria da qualidade prevista no âmbito do Direito do Consumidor a respeito desse caso, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

O caso trata do atraso significativo de voo, que causou prejuízos ao consumidor, João Caetano, incluindo abalo psíquico e físico, configurando dano moral.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), em seu artigo 14, a responsabilidade do fornecedor de serviços é objetiva, ou seja, independe de culpa, bastando a demonstração do defeito do serviço e do dano causado ao consumidor.

No caso, o atraso superior a 8 horas configura falha na prestação do serviço, e o dano moral decorrente do abalo psíquico e físico sofrido pelo consumidor é passível de reparação.

A alternativa a) está incorreta porque o fortuito externo, como alteração da malha aérea, só exclui a responsabilidade se for comprovado que não houve culpa da empresa, o que não foi demonstrado.

A alternativa b) está incorreta porque o prazo para reclamar judicialmente contra fornecedores de serviços é de 5 anos para ações de reparação civil, conforme artigo 27 do CDC, e não 90 dias.

A alternativa c) está incorreta porque a vulnerabilidade do consumidor foi violada e há dano moral evidente, passível de indenização.

Portanto, a alternativa d) é a correta, pois reconhece a responsabilidade objetiva da companhia aérea pela reparação dos danos materiais e morais causados ao consumidor.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.