Questões Direito Processual Penal

Sobre a ação penal e a ação civil dispostas no Código de Processo Penal, é i...

Responda: Sobre a ação penal e a ação civil dispostas no Código de Processo Penal, é incorreto afirmar:


1Q18301 | Direito Processual Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

Sobre a ação penal e a ação civil dispostas no Código de Processo Penal, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A alternativa b está incorreta porque a ação penal nas contravenções penais não se inicia por portaria expedida pela autoridade judiciária ou policial. Conforme o artigo 88 do Código de Processo Penal, a ação penal nas contravenções é pública incondicionada, iniciada mediante representação do ofendido ou de quem tenha qualidade para representá-lo, ou por iniciativa do Ministério Público, não por portaria.

A alternativa a) está correta, pois nos crimes de ação pública, a denúncia é promovida pelo Ministério Público, podendo depender de requisição do Ministro da Justiça ou de representação do ofendido, conforme previsto no artigo 5º, inciso XIV, do CPP.

A alternativa c) está correta, pois a ação penal privada pode ser intentada pelo ofendido ou por quem tenha qualidade para representá-lo, conforme artigo 30 do CPP.

A alternativa d) também está correta, pois após trânsito em julgado da sentença condenatória, o ofendido, seu representante legal ou herdeiros podem promover a execução no juízo cível para reparação do dano, conforme artigo 91 do CPP.

Portanto, a única afirmativa incorreta é a b, que trata erroneamente do início da ação penal nas contravenções.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.