Questões Direito Internacional Direito Processual Internacional

Empresa brasileira, ao final de uma dura negociação de um contrato com uma empresa f...

Responda: Empresa brasileira, ao final de uma dura negociação de um contrato com uma empresa francesa, concorda em incluir no referido contrato uma cláusula arbitral. A sede da arbitragem será no Brasil, ...


Q187281 | Direito Internacional, Direito Processual Internacional, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO

Empresa brasileira, ao final de uma dura negociação de um contrato com uma empresa francesa, concorda em incluir no referido contrato uma cláusula arbitral. A sede da arbitragem será no Brasil, e as regras escolhidas são as da Câmara de Comércio Internacional - CCI. Poucas semanas depois da assinatura do contrato, a empresa brasileira descobre que algumas informações prestadas pela empresa francesa quanto à sua capacidade financeira, incluídas como exigências no contrato, não estavam corretas. Imediatamente, tem início uma ação na justiça brasileira contra a filial brasileira da empresa francesa contratante. O juiz a quem for distribuído o processo

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A cláusula arbitral é um dispositivo contratual em que as partes envolvidas em um contrato concordam em resolver eventuais disputas por meio de arbitragem, em vez de recorrer ao Poder Judiciário. A arbitragem é um método alternativo de resolução de conflitos, em que as partes escolhem um árbitro ou um painel de árbitros para decidir a questão de forma mais rápida e especializada.

No caso apresentado, a empresa brasileira e a empresa francesa concordaram em incluir uma cláusula arbitral no contrato, estabelecendo que eventuais disputas seriam resolvidas por meio da arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI). Nesse contexto, a cláusula arbitral tem autonomia e deve ser respeitada.

Assim, o juiz a quem foi distribuído o processo deve extinguir a causa sem julgamento do mérito, em razão da existência e da autonomia da cláusula arbitral. Isso significa que a questão deve ser resolvida exclusivamente por meio da arbitragem, conforme acordado pelas partes no contrato, e não pela via judicial.

Portanto, a opção correta é a letra b).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.