Questões Direitos Humanos

Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, julgue oseguint...

Responda: Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, julgue oseguinteitem. Sem prejuízo do direito de os Estados-partes da Convenção Americana sobre Direitos Human...


1Q19353 | Direitos Humanos, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, julgue o seguinte item.

Sem prejuízo do direito de os Estados-partes da Convenção Americana sobre Direitos Humanos submeterem-se voluntariamente à Corte Interamericana de Direitos Humanos, nos termos da cláusula facultativa de jurisdição obrigatória constante do Pacto de San José da Costa Rica, o referido tribunal internacional tem a faculdade, inerente às suas atribuições, de determinar o alcance de sua própria competência —compétence de la compétence.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A questão trata do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, especificamente da Corte Interamericana de Direitos Humanos e sua competência.

A Convenção Americana sobre Direitos Humanos, também conhecida como Pacto de San José da Costa Rica, prevê que os Estados-partes podem aceitar a jurisdição da Corte de forma voluntária, por meio da cláusula facultativa de jurisdição obrigatória. Isso significa que os Estados podem se submeter à Corte para que ela julgue casos relativos à violação dos direitos humanos previstos na Convenção.

Além disso, a Corte Interamericana possui a chamada 'compétence de la compétence', ou seja, a faculdade de determinar o alcance de sua própria competência. Essa prerrogativa é inerente a tribunais internacionais e permite que a Corte decida sobre sua competência para julgar um caso, independentemente da aceitação prévia dos Estados.

Portanto, a afirmação da questão está correta, pois reconhece tanto a submissão voluntária dos Estados à Corte quanto a competência da Corte para definir os limites de sua jurisdição.

Em uma segunda análise, verificamos que o entendimento consolidado na jurisprudência da Corte Interamericana confirma essa prerrogativa, reforçando a resposta correta como a alternativa 'a'.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.