Questões Direito Processual Penal Inquérito Policial

Um procurador da República requereu fundamentadamente o arquivamento de um inquérito...

Responda: Um procurador da República requereu fundamentadamente o arquivamento de um inquérito policial por entender que a conduta do indiciado, um servidor público, era atípica. O juiz federal acatou as ...


1Q193659 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um procurador da República requereu fundamentadamente o arquivamento de um inquérito policial por entender que a conduta do indiciado, um servidor público, era atípica. O juiz federal acatou as razões invocadas e determinou o arquivamento do inquérito. Posteriormente, ao ser divulgada uma matéria jornalística sobre o arquivamento, um outro membro do Ministério Público federal ofertou denúncia contra o servidor público, sem a existência de novas provas, asseverando que a conduta do réu tipificava crime de peculato. Nessa situação, não há óbice para a instauração da ação penal, uma vez que um representante do Ministério Público pode reconsiderar pedido de arquivamento de inquérito policial e oferecer denúncia.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

De acordo com o artigo 28 do Código de Processo Penal (CPP), uma vez que o juiz determina o arquivamento do inquérito policial, somente o Ministério Público pode requerer a sua reabertura, se surgirem novas provas. Portanto, não é possível que outro membro do Ministério Público ofereça denúncia sem a existência de novas provas, como no caso apresentado.

Assim, a assertiva está Errada, pois não há respaldo legal para a instauração da ação penal sem novas provas após o arquivamento do inquérito policial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.