Considere um sistema elétrico sem perdas, composto por um gerador síncrono (modelado por uma fonte de tensão independente em série com uma reatância interna XG ) que alimenta um motor síncrono (modelado por uma fonte de tensão independente em série com uma reatância interna XM ) através de uma linha de transmissão de reatância série igual a XL . Com o objetivo de estudar a estabilidade desse sistema, ou seja, determinar as condições de perda de sincronismo entre gerador e motor síncronos, duas análises são realizadas. Na primeira análise, assume-se que a carga no eixo do motor é aumentada de maneira gradual e lenta e, através de um estudo estático, verifica-se que o sincronismo é perdido ao se tentar transmitir mais potência do que um limite máximo, chamado de limite de Estabilidade Estática. Na segunda análise, assume-se que um grande incremento de carga é adicionado subitamente ao eixo do motor e, através de um estudo dinâmico, verifica-se que o sincronismo é perdido ao se tentar transmitir mais potência do que um limite máximo, chamado de limite de Estabilidade Transitória. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
✂️ a) O limite de Estabilidade Transitória é superior ao limite de Estabilidade Estática somente se a reatância série da linha de transmissão (XL ) tiver um valor superior à reatância interna do gerador síncrono (XG ). ✂️ b) O limite de Estabilidade Transitória é igual ao limite de Estabilidade Estática somente se a reatância série da linha de transmissão (XL ) tiver um valor igual à reatância interna do gerador síncrono (XG ). ✂️ c) O limite de Estabilidade Transitória nunca é superior ao limite de Estabilidade Estática, independentemente da intensidade do incremento súbito da carga no eixo do motor. ✂️ d) O limite de Estabilidade Transitória é sempre superior ao limite de Estabilidade Estática, independentemente da intensidade do incremento súbito da carga no eixo do motor. ✂️ e) O limite de Estabilidade Transitória é sempre igual ao limite de Estabilidade Estática, independentemente da intensidade do incremento súbito da carga no eixo do motor.