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Ao reconhecer diferenças entre professores e alunos, Paulo Freire considera o profes...

Responda: Ao reconhecer diferenças entre professores e alunos, Paulo Freire considera o professor como detentor do conhecimento e o centro do processo de ensino e aprendizagem.


1Q201514 | Pedagogia, Especialista em assistência penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir.

Ao reconhecer diferenças entre professores e alunos, Paulo Freire considera o professor como detentor do conhecimento e o centro do processo de ensino e aprendizagem.

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💬 Comentários

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Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Paulo Freire, em sua obra, critica a visão tradicional do ensino, onde o professor é visto como o detentor do conhecimento e o centro do processo de ensino e aprendizagem. Ele propõe uma pedagogia dialógica, na qual o conhecimento é construído conjuntamente entre professor e aluno, valorizando a troca, o diálogo e a problematização. Portanto, a afirmação de que Paulo Freire considera o professor como o centro do processo e único detentor do conhecimento está incorreta.

Freire defende que o ensino deve ser um processo participativo, em que o aluno não é um receptor passivo, mas um sujeito ativo na construção do saber. Essa abordagem visa superar a educação bancária, termo que ele utiliza para criticar a educação tradicional, onde o professor 'deposita' conhecimento nos alunos.

Assim, a alternativa correta é 'Errado', pois Paulo Freire não considera o professor como o único detentor do conhecimento nem o centro absoluto do processo educativo.
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