Questões Psicologia

O atendimento com orientação e incentivo à participação da família do detento seria ...

Responda: O atendimento com orientação e incentivo à participação da família do detento seria desnecessário na atuação do psicólogo, uma vez que a hipertensão é uma condição clínica e não comportamental. ...


1Q201988 | Psicologia, Especialista em assistência penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um homem, de cinquenta anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial controlada mediante uso de medicamento, foi preso por desvio de dinheiro e falsificação de documentos na empresa onde trabalhava como gerente. No segundo dia de cárcere, após o detento queixar-se de mal-estar, verificou-se que ele apresentava aumento acentuado na pressão arterial, momento em que recebeu assistência psicológica e médica. Durante o atendimento, o paciente informou que era sedentário, tabagista, consumia bebidas alcoólicas diariamente e que já havia sido submetido a uma cirurgia de ponte de safena. Considerando o caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

O atendimento com orientação e incentivo à participação da família do detento seria desnecessário na atuação do psicólogo, uma vez que a hipertensão é uma condição clínica e não comportamental.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

O item apresenta uma afirmação incorreta ao sugerir que o atendimento com orientação e incentivo à participação da família do detento seria desnecessário na atuação do psicólogo, uma vez que a hipertensão é uma condição clínica e não comportamental. Na verdade, a participação da família pode ser muito benéfica no tratamento de condições clínicas, especialmente quando estas estão associadas ou podem ser exacerbadas por fatores comportamentais e psicológicos.

A hipertensão, embora seja uma condição clínica, pode ser influenciada por comportamentos como o sedentarismo, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, todos mencionados no caso do detento. Além disso, o suporte emocional e psicológico da família pode ser crucial para ajudar o paciente a lidar com o estresse do encarceramento e a adotar um estilo de vida mais saudável. Portanto, a orientação e o incentivo à participação da família são aspectos importantes na atuação do psicólogo neste contexto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.