Questões Direito Processual Penal Legislação Penal Especial

SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Um sentenciado, no decorrer da execução de sua pena privativa d...

Responda: SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Um sentenciado, no decorrer da execução de sua pena privativa de liberdade em regime semiaberto, foi punido por falta grave devidamente apurada em procedimento próprio. ASSE...


1Q203952 | Direito Processual Penal, Legislação Penal Especial, Especialista em assistência penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos termos da Lei de Execução Penal, julgue os itens que se

seguem, acerca do instituto da remição.

SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Um sentenciado, no decorrer da execução de sua pena privativa de liberdade em regime semiaberto, foi punido por falta grave devidamente apurada em procedimento próprio. ASSERTIVA: Nessa situação, o preso perderá o direito ao tempo remido já computado, de modo que o novo período de cômputo começará a partir da data da infração disciplinar.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

No regime semiaberto, quando o preso comete falta grave, ele pode ser punido disciplinarmente, mas isso não implica na perda do tempo remido já computado. A pena privativa de liberdade é cumprida conforme o artigo 112 da Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984), que prevê que a falta grave pode acarretar sanções, como a regressão de regime, mas não a perda do tempo já cumprido ou remido.

Além disso, o tempo de pena já cumprido ou remido não é reiniciado a partir da data da infração disciplinar. O que pode ocorrer é a aplicação de sanções disciplinares que afetem o regime de cumprimento da pena, mas o tempo já computado permanece válido.

Portanto, a afirmativa de que o preso perderá o direito ao tempo remido já computado e que o novo período começará a contar a partir da data da infração disciplinar está incorreta, conforme o entendimento consolidado na legislação e na jurisprudência sobre execução penal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.