Sobre o mercado de seguros no Brasil, considere:I. O Instituto de ...

Sobre o mercado de seguros no Brasil, considere:I. O Instituto de Resseguros do Brasil (hoje IRB-Brasil Re) tem seu capital controlado integralmente pela União.II. A Lei Compleme...


Sobre o mercado de seguros no Brasil, considere:

I. O Instituto de Resseguros do Brasil (hoje IRB-Brasil Re) tem seu capital controlado integralmente pela União.

II. A Lei Complementar no 126/2007 abriu o mercado brasileiro de resseguros e possibilitou a instalação e funcionamento de outras companhias no setor.

III. A Superintendência de Seguros Privados - SUSEP é responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

IV. As seguradoras são organizadas sob a forma de sociedades anônimas, não estando sujeitas a falência nem podendo impetrar concordata, embora possam ser liquidadas, voluntária ou compulsoriamente.

V. O seguro garantia é destinado exclusivamente aos órgãos públicos da administração direta e indireta federais, estaduais e municipais.

São características do mercado de seguros no Brasil o que se afirma APENAS em

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a)

    Vamos analisar cada afirmativa:

    I. O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re) teve seu monopólio de resseguros quebrado pela Lei Complementar 126/2007, que abriu o mercado para outras empresas. Além disso, o capital do IRB não é mais controlado integralmente pela União, pois ele passou a ser uma empresa de capital aberto. Portanto, essa afirmativa está incorreta.

    II. A Lei Complementar 126/2007 realmente abriu o mercado brasileiro de resseguros, permitindo que outras companhias atuem no setor, além do IRB. Essa afirmativa está correta.

    III. A SUSEP é o órgão responsável pela regulação, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Essa afirmativa está correta.

    IV. As seguradoras são organizadas como sociedades anônimas e, de fato, não estão sujeitas a falência nem podem pedir concordata, mas podem ser liquidadas, voluntária ou compulsoriamente. Essa afirmativa está correta.

    V. O seguro garantia não é exclusivo para órgãos públicos; ele é utilizado também no setor privado para garantir o cumprimento de contratos. Portanto, essa afirmativa está incorreta.

    Assim, as afirmativas corretas são II, III e IV, que corresponde à alternativa a).
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.