Questões Conhecimentos Bancários Código de Defesa do Consumidor e Normas de Atendimento

Um banco possui dentre os seus clientes pessoas jurí- dicas classificadas como micro...

Responda: Um banco possui dentre os seus clientes pessoas jurí- dicas classificadas como microempresas pela legislação própria. Nesse caso, nos termos da Resolução CMN no 3.849/2010, ...


Q205492 | Conhecimentos Bancários, Código de Defesa do Consumidor e Normas de Atendimento, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Um banco possui dentre os seus clientes pessoas jurí- dicas classificadas como microempresas pela legislação própria.

Nesse caso, nos termos da Resolução CMN no 3.849/2010, é necessário instituir Ouvidoria que, dentre outras atribuições, deverá realizar, quanto a eventuais conflitos, a atividade de:

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 02/01/2025 23:20:59🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

De acordo com a Resolução CMN nº 3.849/2010, as Ouvidorias de instituições financeiras, como bancos, devem realizar a atividade de mediação em eventuais conflitos. A mediação é um meio de solução de controvérsias no qual um terceiro imparcial, o mediador, auxilia as partes a chegarem a um acordo mutuamente aceitável.

É importante ressaltar que a mediação é um procedimento voluntário, sigiloso, informal e não adversarial, no qual as partes são estimuladas a dialogar e a buscar soluções que atendam aos interesses de ambas. Dessa forma, a mediação é uma ferramenta importante para a resolução de conflitos de forma pacífica e consensual.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.