Questões Serviço Social

Considerando que uma assistente social de uma organização pública foi convidada a el...

Responda: Considerando que uma assistente social de uma organização pública foi convidada a elaborar um programa de assistência ao dependente químico e prevenção ao uso e ao abuso de drogas e que essa pro...


1Q209904 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

Considerando que uma assistente social de uma organização pública foi convidada a elaborar um programa de assistência ao dependente químico e prevenção ao uso e ao abuso de drogas e que essa profissional passou por formação especializada e também envolveu equipe multidisciplinar constituída por psicólogo, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, assinale a alternativa que apresenta uma das estratégias interventivas passível de ser desenhada por essa profissional para o programa em tela.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Vamos analisar as alternativas:

a) Fala que a prevenção deve ser dirigida a grupos específicos para identificar fatores de risco e impedir o uso. Isso é verdade, mas a alternativa não é a mais completa ou a que melhor define uma estratégia interventiva para o programa.

b) Diz que a prevenção deve ser para indivíduos que já apresentam sinais de uso abusivo, o que na verdade é mais uma intervenção do que prevenção primária. A prevenção idealmente atua antes do início do uso.

c) Apresenta um risco que não faz sentido: "menor comprometimento dos trabalhadores nas funções em favor da prevenção" não é um risco real, parece confuso.

d) Afirma que a redução de danos não é eficaz porque se baseia na abstinência total, o que é incorreto. A redução de danos justamente não exige abstinência total, mas busca minimizar os efeitos negativos do uso.

e) Explica que a redução de danos é uma estratégia alternativa aos programas convencionais e que, apesar de parecer associada a certa liberalidade, é uma prática válida. Isso está correto e condiz com o que se espera de uma estratégia interventiva moderna e inclusiva.

Portanto, a alternativa e) é a que apresenta uma estratégia interventiva adequada para o programa de assistência e prevenção ao uso de drogas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.