Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaudiólogo desde os 6 meses com estimulação específica e individualizada. Ele apresenta perda auditiva neurossensorial moderada à esquerda e perda auditiva neurossensorial profunda à direita. Possui dificuldade em acompanhar e fixar a visão, dificuldade de ordem neurológica, apresentando melhor percepção no olho esquerdo (visão periférica). Por orientação do fonoaudiólogo, o paciente frequenta um espaço com Atendimento Educacional Especializado (AEE) há 8 meses. Considerando os avanços conquistados pelos fonoaudiólogos junto ao contexto educacional e o papel do educador no processo do desenvolvimento global desse paciente, o fonoaudiólogo deve
✂️ a) estimular o uso de recursos tecnológicos durante a terapia com o paciente, pois a relação entre a forma, o método e o conteúdo usado no AEE para o desenvolvimento da aprendizagem independe das interações vivenciadas pelo paciente nas suas demais relações sociais. ✂️ b) participar do projeto político-pedagógico do AEE, apoiando os profissionais da educação, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, guia intérprete e outros que atuem como apoio, incentivando atividades adequadas de acordo com as necessidades educacionais do paciente. ✂️ c) auxiliar o professor no papel de mediador, por intermédio de um planejamento individualizado, que atenda as necessidades, habilidades e interesses do paciente, orientando-o em relação ao uso de práticas clínicas fonoaudiológicas a serem associadas à prática pedagógica. ✂️ d) orientar acerca da restrição do uso de recursos tecnológicos que tenham como objetivo a estimulação dos sistemas sensoriais auditivo e visual na prática pedagógica pelas características clínicas apresentadas pelo paciente. ✂️ e) ofertar aos pais e familiares um apoio intensivo, desenvolvendo atividades adequadas às necessidades do paciente, para que, de forma gradativa e segura, eles possam se tornar especialistas nos cuidados com o paciente.