Paciente de 12 anos de idade apresenta diagnóstico de paralisia cerebral atetoide te...
Responda: Paciente de 12 anos de idade apresenta diagnóstico de paralisia cerebral atetoide tetraparética com componente espástico. Recebeu o diagnóstico aos 18 meses em função de uma ressonância magnétic...
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Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
O paciente em questão apresenta dificuldades na comunicação devido à paralisia cerebral e às características específicas da sua condição, como a hipertonia dos órgãos fonoarticulatórios e a incoordenação de mastigação e deglutição. Nesse caso, a utilização do Sistema de Comunicação Suplementar (SCS) é uma conduta terapêutica recomendável.
O SCS consiste em estratégias e recursos alternativos de comunicação, que podem incluir o uso de pranchas de comunicação, comunicação por gestos, comunicação por imagens, entre outros. Essas alternativas visam possibilitar que a criança consiga se comunicar de forma eficaz, mesmo diante das dificuldades na fala.
Além disso, a adoção de uma abordagem terapêutica que envolva a família e a escola é fundamental, pois a comunicação deve ser estimulada em todos os ambientes em que a criança está inserida. A dificuldade de fala não impede a comunicação, e é importante que a criança seja incentivada a se expressar da melhor forma possível.
Portanto, a opção correta é a alternativa d) Introdução do Sistema de Comunicação Suplementar e(ou) adoção de alternativa terapêutica que envolva a família e a escola, pois a dificuldade de fala da criança não implica a impossibilidade de estabelecer comunicação.
O paciente em questão apresenta dificuldades na comunicação devido à paralisia cerebral e às características específicas da sua condição, como a hipertonia dos órgãos fonoarticulatórios e a incoordenação de mastigação e deglutição. Nesse caso, a utilização do Sistema de Comunicação Suplementar (SCS) é uma conduta terapêutica recomendável.
O SCS consiste em estratégias e recursos alternativos de comunicação, que podem incluir o uso de pranchas de comunicação, comunicação por gestos, comunicação por imagens, entre outros. Essas alternativas visam possibilitar que a criança consiga se comunicar de forma eficaz, mesmo diante das dificuldades na fala.
Além disso, a adoção de uma abordagem terapêutica que envolva a família e a escola é fundamental, pois a comunicação deve ser estimulada em todos os ambientes em que a criança está inserida. A dificuldade de fala não impede a comunicação, e é importante que a criança seja incentivada a se expressar da melhor forma possível.
Portanto, a opção correta é a alternativa d) Introdução do Sistema de Comunicação Suplementar e(ou) adoção de alternativa terapêutica que envolva a família e a escola, pois a dificuldade de fala da criança não implica a impossibilidade de estabelecer comunicação.
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