Questões Administração Geral Administração Geral

Considere o texto:Compelidas a ajustar-se...

Responda: Considere o texto:Compelidas a ajustar-se a condições de competitividade crescentemente duras, as empresas implementaram ajustes profundos em suas estr...


1Q215147 | Administração Geral, Administração Geral, Médico do Trabalho, CEAGESP, VUNESP

Considere o texto:

Compelidas a ajustar-se a condições de competitividade crescentemente duras, as empresas implementaram ajustes profundos em suas estruturas e atividades, como parte de um processo de reestruturação produtiva de nível global. Já no início da década de 80 era possível observar manifestações desse processo nos setores automobilístico, de autopeças, têxtil e bancário, entre outros.
(Antunes, 2006 Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil)

Dentre as práticas de ajustes, adotadas pelas empresas e incorporadas ao processo de globalização, com maior evidência nos anos 90, situa-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O trecho apresentado aborda as mudanças pelas quais as empresas passaram para se ajustar às condições de competitividade e globalização. Uma das práticas de ajustes adotadas pelas empresas, principalmente nos anos 90, é a terceirização de atividades-meio.

A terceirização de atividades-meio consiste na contratação de outras empresas para realizar atividades que não fazem parte do core business da empresa contratante, ou seja, atividades que não são essenciais para o funcionamento do negócio. Essa prática permite que a empresa foque em suas atividades principais, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Portanto, a alternativa correta é a letra a) - a terceirização de atividades-meio.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.