Quando uma escola se diz partidária deste método ou daquela teoria, é preciso distinguir as diferenças entre ambos. Existem teorias da aprendizagem, hipóteses e modelos de como o ser humano aprende, e métodos pedagógicos, isto é, maneiras de proceder nesta e naquela situação. Dentre os métodos e teorias pedagógicas utilizadas no Brasil destacam-se: Piaget, Freinet, Montessori e Waldorf. Mais recentemente as idéias do norteamericano Howard Gardner (inteligências múltiplas) começaram a ser difundidas. Neste sentido é correto afirmar que:
✂️ a) Segundo Piaget, cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança algo que ela poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar, e conseqüentemente de entender completamente. ✂️ b) Para Emília Ferreiro, é apenas mais uma técnica de alfabetização onde os principais objetos são blocos de madeira, cubos, fitas e todo tipo de material que estimule a audição, o tato, a visão e mesmo a concentração. A educação dos sentidos é essencial. ✂️ c) Freinet costumava sair com as crianças para passeios e ao voltar, cada um contava a sua visão da experiência. Ele se preocupava muito com a perfeição e correção gramatical dos alunos. ✂️ d) A educação Waldorf procura o desequilíbrio entre os trabalhos artísticos, acadêmicos e práticos, educando a criança como um todo, envolvendo as emoções, o físico e o cérebro.