No que diz respeito a levar em conta as contribuições dos alunos no transcurso das atividades escolares, ZABALA (A prática educativa, 2008) alerta para a necessidade de se estabelecerem vínculos entre os novos conteúdos e tais conhecimentos prévios que chegam com os alunos. Dessa forma, o autor enfatiza que:
✂️ a) é necessário uma anamnese individual, precisa e detalhada com os alunos de forma a uma máxima identificação desses conhecimentos pretéritos; ✂️ b) se faça um levantamento prévio, já na chegada desses alunos na escola, de um perfil sociocultural e de conhecimentos, de forma a um planejamento de curso já consonante com o perfil de cada turma; ✂️ c) os professores, embora devam seguir uma metodologia unificada de ensino para todos os alunos, devem considerar as realidades educacionais e diversificadas de cada aluno no seu processo avaliativo, que deve ser um processo individualizado; ✂️ d) é necessário gerar um ambiente que possibilite que os alunos se abram, façam perguntas e comentem o processo que seguem; ✂️ e) as turmas sejam configuradas de acordo com o perfil evolutivo de cada aluno, considerando seu atual nível de aprendizado e conhecimentos adquiridos.