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A Lei de Diretriz...
Responda: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante direitos aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvo...
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 59, assegura que os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação tenham direito a atendimento educacional especializado. Isso implica a utilização de currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades particulares.
A alternativa a) está incorreta porque, embora a socialização seja importante, o principal objetivo da educação inclusiva é garantir o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem desses alunos, não apenas a socialização.
A alternativa c) está incorreta porque a LDB não prevê atendimento médico como obrigação da escola, mas sim atendimento educacional especializado.
A alternativa d) está incorreta porque a LDB prioriza a inclusão em escolas regulares, não a segregação em escolas especializadas para cada tipo de deficiência.
A alternativa e) está incorreta porque o atendimento em classe única com professor especialista não atende à diversidade e às necessidades específicas de cada aluno, e a LDB recomenda a organização de recursos e métodos específicos, não apenas a segregação em classes únicas.
Portanto, a alternativa b) é a que melhor reflete o que está previsto na LDB sobre a educação inclusiva e o atendimento aos educandos com necessidades especiais.
A alternativa a) está incorreta porque, embora a socialização seja importante, o principal objetivo da educação inclusiva é garantir o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem desses alunos, não apenas a socialização.
A alternativa c) está incorreta porque a LDB não prevê atendimento médico como obrigação da escola, mas sim atendimento educacional especializado.
A alternativa d) está incorreta porque a LDB prioriza a inclusão em escolas regulares, não a segregação em escolas especializadas para cada tipo de deficiência.
A alternativa e) está incorreta porque o atendimento em classe única com professor especialista não atende à diversidade e às necessidades específicas de cada aluno, e a LDB recomenda a organização de recursos e métodos específicos, não apenas a segregação em classes únicas.
Portanto, a alternativa b) é a que melhor reflete o que está previsto na LDB sobre a educação inclusiva e o atendimento aos educandos com necessidades especiais.
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