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1Q219763 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, MPE SP, VUNESP

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante direitos aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, na perspectiva da educação inclusiva, que devem ser observados pelos sistemas de ensino, no sentido de
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Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 59, assegura que os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação tenham direito a atendimento educacional especializado. Isso implica a utilização de currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades particulares.

A alternativa a) está incorreta porque, embora a socialização seja importante, o principal objetivo da educação inclusiva é garantir o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem desses alunos, não apenas a socialização.

A alternativa c) está incorreta porque a LDB não prevê atendimento médico como obrigação da escola, mas sim atendimento educacional especializado.

A alternativa d) está incorreta porque a LDB prioriza a inclusão em escolas regulares, não a segregação em escolas especializadas para cada tipo de deficiência.

A alternativa e) está incorreta porque o atendimento em classe única com professor especialista não atende à diversidade e às necessidades específicas de cada aluno, e a LDB recomenda a organização de recursos e métodos específicos, não apenas a segregação em classes únicas.

Portanto, a alternativa b) é a que melhor reflete o que está previsto na LDB sobre a educação inclusiva e o atendimento aos educandos com necessidades especiais.
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