Questões Direito Administrativo Administração Indireta

De acordo com a Lei n.º 9.469/1997, que trata da intervenção da União nas causas em ...

Responda: De acordo com a Lei n.º 9.469/1997, que trata da intervenção da União nas causas em que os entes da administração indireta figurem como autores ou réus, julgue o item subsequente.Um proc...


1Q222510 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Procurador Municipal, PGM RR, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.º 9.469/1997, que trata da intervenção da União nas causas em que os entes da administração indireta figurem como autores ou réus, julgue o item subsequente.

Um procurador necessitará apresentar o instrumento de mandato caso venha a representar judicialmente uma fundação pública na qual ocupe cargo efetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

De acordo com a Lei nº 9.469/1997, quando um procurador representa judicialmente uma entidade da administração indireta, como uma fundação pública, ele não precisa apresentar instrumento de mandato se for servidor efetivo dessa entidade. Isso porque, nesse caso, a representação é automática, já que o procurador atua em nome da entidade a que pertence. Portanto, a afirmação de que o procurador precisaria apresentar o instrumento de mandato está incorreta. Assim, a resposta correta é "Errado".

Mas como a questão afirma que o procurador necessitará apresentar o instrumento de mandato, a alternativa correta é "Errado". Então, a resposta correta é a letra b).

Peço desculpas pela confusão inicial. A resposta correta é:

Gabarito: b) Errado

Porque o procurador que ocupa cargo efetivo na fundação pública não precisa apresentar instrumento de mandato para representá-la judicialmente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.